terça-feira, 22 de novembro de 2011

Oficina 7 e 8 Gestar II _ Matemática.



OFICINA 7

No dia 03 de Outubro de 2011, na Escola Municipal Leís Gomes de Oliveira, em Serrinha dos pintos – RN, aconteceu mais uma oficia de Gestar II – Matemática com Seção, TP4: Poupar ou Comprar a Vista?

Dando continuidade, a tutora Maria e Fátima Fernandes Pereira leu a mensagem de incentivo para todos, com a ajuda do ata-show e em seguida iniciou os trabalhos com atividades voltadas para o cotidiano, como forma de pagamento, investimentos com cálculos sobre valor aplicado, juros e saldo de conformidade com tabelas discutidas no grane grupo e em sala de aula trabalhando dessa forma vários conceitos matemáticos como juros, percentagens, custos de produtos para que se possa entender o significado matemático na prática, relacionando com o comercio e as demais situações vivenciadas para que possam entender a melhor forma de uma compra, avaliando as diferenças com cálculos precisos para uma tomada de decisão.

Comentou-se sobre as dificuldades dos nossos alunos no tocante a interpretação de dados, e a necessidade de trabalhar as situações problemas que desperta interesse dos mesmos. Dando continuidade foi feia a exposição dos trabalhos e por ultimo a socialização, onde podemos vivenciar uma boa aprendizagem dos cursistas, como também exposto o grau de interesse dos alunos por terem oportunidade de fazerem atividades diferentes dos conteúdos curriculares.

No final aproveitamos para falar sobre o projeto, para cada cursista possa trabalhar as situações vivenciadas em sala de aula, e possa começar a detalhar os pontos importantes nos próximos encontros, ficando determinado o cronograma de visitas nas salas de aula pela formadora.


OFICINA 8

No dia 04 de Outubro de 2011, na Escola Municipal Leís Gomes de Oliveira, em Serrinha dos pintos – RN, aconteceu mais um encontro do Gestar II – Matemática trabalhando potencia, prefixos decimais, integrando conhecimentos e oportunizando para o estudo da notação cientifica como também seu espaço para alem do nosso planeta com varias situações problemas.

Iniciando com o filme potencia de 10, antes de iniciar as atividades surgiu varias discussões sobre os cálculos presenciados e sua utilização nas situações vivenciadas.

Os cursistas utilizaram as tabelas expostas em um Data-Show para facilitar os cálculos referentes às distancias da terra ao sol, como também de Estado para outros, comprimento da circunferência de Terra, raio, velocidade, distância ano-luz.

Aproveitando o estudo em grupo foi confeccionado um Sistema Solar onde se vivenciou a distancia de ir da Terra aos demais planetas em relação ao tamanho de cada um e sua distancia que tornou gratificante para todos, que demonstraram certo interesse para todos, não deixando de socializar as atividades feitas pelos alunos que despertaram grandes curiosidades pelos mesmos.

Em continuação foi feita as considerações finais, e a formadora agradeceu o empenho de todos, ficando marcado o próximo encontro para o dia 22 de Outubro de 2011, onde serão mais detalhados os passos do projeto á ser realizado no termino do curso.

Maria de Fátima Fernandes Pereira

Tutora de Matemática Gestar ll

Serrinha dos Pintos – RN

Oficina 6 - Gestar II _ Construção do conhecimento matemático em ação: entendendo, usando e medindo figuras.




No dia 26 de Agosto de 2011 aconteceu mais uma oficina do Gestar ll Matemática na Escola Municipal Leís Gomes de Oliveira, no município de Serrinha dos Pintos – RN, trabalhando Construção do conhecimento matemático em ação: entendendo, usando e medindo figuras e a Sessão coletiva 5 unidade 9.

Iniciando foi entregue uma mensagem de agradecimento dando prioridade e incentivo aos cursistas pelas atividades realizadas com os alunos e o compromisso de todos em cumprir com responsabilidade as tarefas determinadas em cada oficina.

Na oportunidade foi discutido a importância do trabalho em grupo com um texto que foi distribuído para todos com o nome de “Ratoeira” onde a idéia principal é que o problema de um é problema de todos quando convivemos em equipe.

Dando continuidade a pauta foi comentada as dificuldades dos alunos e o que deveria ser trabalhado para que os nossos alunos possam interpretar melhor as situações problemas no cotidiano. Os cursistas na oportunidade confeccionaram as figuras no início com certa dificuldade, mas logo perceberam o significado do sonfonar do objeto e as figuras trabalhadas.

Na seqüência surgiu discussões de como ser trabalhado a geometria no currículo escolar e que o professor de artes deveria trabalhar estas formas que se faz de grande importância na aprendizagem dos alunos.

A formadora falou da importância da transposição Didática e que cada cursista trabalhasse os seus alunos de acordo com a realidade vivenciada e mais uma vez agradeceu a todos.

Maria de Fátima Fernandes Pereira

Tutora de Matemática Gestar ll

Serrinha dos Pintos – RN

Oficina 5 - Gestar II _ Destacando e estudando a proporcionalidade.





No dia 9 de julho de 2011 na Escola Municipal Egidio Fernandes de Souza, no sítio Lajes deste município, aconteceu a 5º oficina do Gestar II em continuidade ao TP1 com o Texto de Referência da pagina 191 e o TPII Resolução de situação problema: “Destacando e estudando a proporcionalidade com uma carga horária de 8 horas”.

A professora formadora iniciou dando boas vindas a todos com uma mensagem “Matemática da Vida”, e reflexão, com exposição através de um data show, acontecendo neste momento trocas de experiências pedagógicas entre professores cursistas, referente as oficinas executadas de acordo com os TPS estudados nos encontros anteriores, colocando em prática com os alunos, e acompanhado pela formadora.

Em continuidade foi questionado um pequeno texto da página 18 TP2, considerando a importância da escola para estudar a prática de atividades físicas e em especial o esporte. Baseado nas informações desta seção foi feito uma quadra poliesportiva, definindo escalas iguais para medir comprimento e largura de todas as medidas da quadra de 1cm-3cm onde o grupo apresentou dúvidas logo acessando a internet tornou claro a questão chegando a uma conclusão.

Foi observado também que algumas quadras não são conhecidas por competições oficiais, por motivos sociais e políticos para que em um mesmo local sejam praticados vários tipos de esportes.

Seguindo a pauta com a seção coletiva 3- Unidade 5 TP2 na página 231 o grupo calculou aproximadamente a superfície corporal de um dos colegas e mediram a área de cada membro, dividindo o corpo em cabeça tronco e membro analisando o peso e a altura e contataram cálculos aproximados com fórmula pesquisada pela internet observando também, tabela exposta no TP como podemos ver nas exposições e divulgações dos trabalhos.

A formadora fez as considerações finais não deixando de registrar o grande apoio que tem nos dado a coordenadora do Gestar Susicleide Sabino neste Município, como também o empenho de todos os cursistas em levar esse trabalho para sala de aula. Lembrando que, ao término do recesso marcaria o próximo encontro e data para receber atividades dos alunos.

Maria de Fátima Fernandes Pereira

Tutora de Matemática Gestar ll

Serrinha dos Pintos – RN

Oficina 4 - Gestar II _ Matemática na Alimentação e nos Impostos.



No dia 4 de junho de 2011 aconteceu mais um encontro do Gestar ll no Município de Serrinha dos Pintos - RN, trabalhando a seção 1 Matemática na Alimentação e nos Impostos.

A formadora iniciou a oficina dando boas vindas com uma mensagem de acolhimento, fez a demonstração da pauta e a socialização das atividades trabalhadas com os alunos, discutindo as dificuldades apresentadas por alguns alunos no tocante as quatro operações por não dominarem a tabuada, frisando que essa defasagem vem das séries anteriores tornando difícil a acompanhar os conteúdos trabalhados.

Em continuidade a pauta, foi feita a leitura compartilhada do texto de referência da página 57, TP l, teoria dos campos conceituais, debatido com o grupo enfocando a realidade de cada um e observando a importância de se trabalhar com os conteúdos ordenados organizando um mapa conceitual envolvendo as quatro operações exposto no quadro.

Com a utilização do Data Show, foi trabalhado o texto “Integrando a Matemática no Mundo real e a carga Tributária do Brasileiro” em especial os impostos e taxas como IPTU, IPVA, INSS, ICMS, IPI, ISS com dados informativos que se torna importante diante da realidade vivenciada por nós brasileiros ,que vivemos no mundo de impostos e taxas a pagar por isso temos que saber a existência, não desconhecendo os direitos que adquirimos por meio de um determinado pagamento e o que acontece quando deixamos de pagar alguns desses. Faz-se importante fazer os cálculos precisos e organizar-se a partir de um orçamento doméstico.

Para um melhor aprofundamento no assunto os cursistas fizeram atividades práticas utilizando formulários de declaração de imposto de renda, IPTU, conta de água, luz, telefone, IPVA, avaliando todas as taxas cobradas aplicando cálculo de porcentagem com demonstrações em tabelas, calculando os dados mensalmente e anualmente com base nas atividades das páginas 164, a 168 do TPI. Foi observado uma referência dos impostos pagos no ano com o salário bruto anual de cada cursista com porcentagens dos impostos pagos inclusive do INSS.

No decorre da oficina tivemos pausa para o almoço e no final da tarde a avaliação do encontro que apresentou um bom rendimento e os cursistas a cada dia demonstram o interesse de trabalhar com seus alunos a teoria e a prática com dados reais envolvendo conteúdos matemáticos com questões relevantes do nosso dia a dia tornando gratificante o esforço de cada um presente nas oficinas já trabalhadas.

Na oportunidade foi direcionado o Texto de Referência da página 191 do TP1, “O professor como construtor do conhecimento” como tarefa de casa, e também as atividades com os alunos da página 103 a 110 - AAA1 para ser escolhido de acordo com o nível da turma ficando combinado o próximo encontro para o dia 9 de Julho na Escola Municipal Egidio Fernandes - Sítio Lajes nesse Município.

Maria de Fátima Fernandes Pereira

Tutora de Matemática Gestar ll

Serrinha dos Pintos – RN

3ª Oficina do Gestar II - Matemática _ Alimentos versus carência alimentar: Uma questão meramente Biológica?




No dia 9 de abril de 2011 na Escola Municipal Leis Gomes de Oliveira no município de serrinha dos Pintos estado do Rio Grande do Norte aconteceu mais uma oficina do Gestar com as atividades 1,2,3 e 4 seção 1, e seção 2 números Álgebra.

O encontro teve início com uma mensagem de acolhimento , As coisas que a gente fala , logo em seguida algumas considerações em relação a vivência no contexto educacional.Em sequencia foi feita a avaliação sobre as atividades dos alunos, recebido os relatórios e diagnosticado as dificuldades encontradas.Foi trabalhado também o texto de referência da página 45- Resolução de problemas como foco as atividades 1,2,e 3 com uma leitura compartilhada.

Em continuidade a pauta, efetuou-se as atividades em grupo. Envolvendo o tema ¨alimentação versus Carência alimentar : Uma questão meramente Biológica¨?

Foi avaliada uma tabela com resultados de alguns Estados brasileiros isolado no contexto da anemia e da incidência da falta de ferro destacando as cidades com os maiores índices de prevalência de anemia e comparando ao fator econômico. Efetuou-se o calculo de renda per capita que corresponde ao quociente entre o produto interno bruto de uma região pelo número de habitantes.

Na oportunidade com os dados observados na tabela, coluna quantidade se ferro em miligramas por cada categoria considerado sexo e idade foi construída três cardápios diferentes de acordo com os quatro tópicos listados na página 62, como também efetuado cálculos fornecendo valores de consumo diário de ferro ao longo dos anos de vida e avaliando as fontes ricas nas refeições para que não seja acometido de anemia. Em seguida pausa para o almoço.

Ao retornar iniciou-se o estudo seção 2 Números e Álgebra com a resolução da atividade 7, percentual dos índices de anemia da Região Nordeste e comparações de Criciúma e Piauí expostos no quadro de apresentação combinado para as demais atividades serem efetuadas em casa e consequentemente trabalhadas com os alunos.

Ao término da oficina o formador direcionou as atividades a serem feitas com os alunos e cursistas Socializando os resultados foi exposta a importância da metodologia do Programa Gestarll em sala de aula e com subsídio no planejamento diário a ser trabalhada a teoria e a prática com situações problemas que despertem o interesse do aluno baseado em fatos reais e não muito distante da realidade vivenciada envolvendo conteúdos como proporcionalidade, regra de três, números decimais, equações etc...agendando para o próximo encontro e aproveitou para agradecer mais uma vez o empenho de todos.

Maria de Fátima Fernandes Pereira

Formadora