quinta-feira, 19 de maio de 2011

RELATORIO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA 1ª OFICINA DO GESTAR II - MATEMÁTICA



As atividades do Programa Gestão de Aprendizagem Escolar, destinado aos professores do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental (GESTAR II), iniciou-se com a formação realizada em Natal / RN entre 06 e 10 de dezembro de 2010. Na formação citada nos foi repassada informações acerca do programa, bem como as atividades que deveriam ser realizadas com os professores cursistas nos nossos municípios.

Alem disso, realizamos atividades práticas como uma maneira de vermos como trabalharíamos na prática em nossas escolas; o que foi de grande valia para nosso treinamento. Após a semana de treinamento, as informações sobre o programa foram repassadas para os diretores das escolas do nosso município, para que os mesmos tivessem conhecimento do que é o programa e qual o importante papel dos mesmos para que fizessem o Gestar acontecer nas suas escolas.

Assim, no dia 18 / 12 / 2010, aconteceu a apresentação do programa Gestar II, para o Secretário de Educação do município, diretores e Coordenadores onde foi discutido as vantagens do programa em prol de uma melhoria de aprendizagem e de uma visão inovadora para os que queiram participar. No ato da apresentação todos ficaram interessados e se dispuseram a ajudar no que preciso for.

Durante a semana pedagógica, mais precisamente no dia 08 / 02 / 2011, no município de Serrinha dos Pintos – RN, na Escola Municipal Leís Gomes de Oliveira, a coordenadora do programa a nível municipal, Susicleide Sabino, fez explanações do Objetivo Geral com slides e mostrou a necessidade dessa formação para os professores da disciplina Matemática e Português.

Foi apresentado o programa para professores, e aberta inscrições para todos os professores interessados em participar do programa, não apenas os que lecionam Português e Matemática, o qual foi muito bem aceito por todos. Na oportunidade foi discutido o cronograma do curso em caráter ainda não definido, pois dependeria do horário de aula como também a disponibilidade de alguns cursistas por serem evangélicos não poderem participar dos encontros aos sábados ficando assim combinado a ver outro horário que seja condizente com todos.

Mais uma vez aconteceu um encontro com a coordenadora do programa e formadores na referida escola no dia 19/02/2011, para passar para os cursistas as atribuições de cada um, as metas a serem cumpridas, atividades a serem feitas, apresentação do material (TPS), identificando as seções coletivas a serem trabalhadas e as unidades programadas com suas diferentes temáticas, explorando conceitos que envolvam a disciplina com o cotidiano, enfocando a teoria e a prática. Na oportunidade cada formador fez a apresentação da sua disciplina, de acordo com o programa do curso enfatizando os objetivos de cada unidade a ser trabalhada.

Somente no dia 26 de Fevereiro de 2011 aconteceu a Primeira oficina com o Tema Alimentação, com a abertura de um Poema Maçônico onde trata o diálogo como base de toda convivência e da organização que você tanto agrega enfocando que tudo depende de você, e que o esforço de cada um é válido para um bom desenvolvimento desta oficina. Em seguida foi feita a dinâmica da melancia onde cada cursista colocava a estimativa do peso da melancia em um envelope afixado na parede, e quem chegasse a estimativa mais próxima ganharia um brinde. Na oportunidade a formadora mostrou a importância de utilizar a melancia para ser trabalhada a alimentação saudável envolvendo os conteúdos matemáticos explorando idéias de comparar, medir, repartir utilizando grandezas envolvendo também a proporcionalidade com várias formas de se trabalhar envolvendo a teoria e a prática.

Foi feita as orientações para as primeiras atividades de divisão dos grupos iniciando com o estudo do TP1, alimentação dos animais com a leitura de um texto, sobre a alimentação de certos animais avaliando o que comia mais, de acordo com o seu peso com representações gráficas, construção e interpretação de tabelas e gráficos, noção de média e escalas integrando a matemática no mundo real estudando proporcionalidade na alimentação dos animais.

Os grupos articularam conhecimentos e criaram estratégias demonstrando as dificuldades encontradas e os caminhos percorridos para encontrarem os resultados precisos. Logo após a socialização surgiu vários questionamentos que se fazem importante ao longo deste programa principalmente na transposição didática, na construção de novas estratégias agregadas à teoria e prática que se faz importante para aprendizagem de nossos alunos.

Em continuidade tivemos uma pausa para o almoço e logo em seguida foi feito um questionário com as seguintes questões: Como você imagina que se realiza na prática o Gestar II? Quem você considera que possam ser os participantes do Gestar na escola? Como você imagina a participação deles no Gestar? Foi feito o registro e afixado na parede. Em continuidade foi trabalhado uma dinâmica de solidariedade com uma caixa de chocolate com o grupo de Matemática e Português enfatizando o prazer de se trabalhar em grupo.

Dando continuidade a esse trabalhado com o Índice de Massa Corporal (IMC) cada componente do grupo calculou seu IMC e observaram na tabela afixada na parede em que situação se encontrava identificando o índice médio do grupo, os que estão abaixo e os que estão acima desse índice; frisando aqui a necessidade de ter sido medido a altura de cada um dos participantes ação essa realizada com uma fita métrica, observando assim, que é possível trabalhar a teoria e a prática em sala de aula.

Socializando os conhecimentos discutiram-se as estratégias utilizadas, estabelecendo uma lógica matemática de encontro a diversas colocações e propostas com reflexões importantes no campo conceitual, sistematizando experiências realizadas e atividades envolvendo a prática que será aplicada para os alunos.

Por fim, o formador fez as considerações finais, agradeceu a presença de todos , indicou a atividade de casa, além de fazer anotações sobre a atividade a ser aplicada para o aluno e explicou sobre o relatório que cada cursista tem que fazer para entregar no próximo encontro, depois de observar a atividade realizada por seu aluno. Após isso, foi combinado para quarta feira de cinzas a realização da segunda oficina e na oportunidade pediu-se que fizessem uma leitura desse material.

Maria de Fátima Fernandes Pereira

Tutora de Matematica

Nenhum comentário:

Postar um comentário